Resenha: A Revolução dos Bichos

                                                                                                             (minha mini biblioteca *-* estão faltando dois livros)

Na minha escola existe um “programa” chamado plano de leitura (PL), no qual o aluno lê de um a dois livros cada bimestre. Um dos livros desse segundo bimestre foi A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Primeiro eu achei que seria um livro chato, por ser uma sátira sobre o stalinismo e a União Soviética; apesar de eu gostar muito de história. Mas depois que comecei a ler, não é que eu gostei? haha.

Os animais da Granja Solar trabalham incessantemente, sem serem alimentados corretamente, e muitas vezes esquecidos pelo granjeiro Jones. Devido a esses problemas, um porco, o Velho Major, reúne os animais para falar-lhes sobre o mau tratamento que estão recebendo do senhor Jones. Ele fala de uma possível revolução, por meio da qual os animais poderiam trabalhar para si mesmos, sem qualquer humano como autoridade.

Tempos depois, o Velho Major morre, e dois porcos, Bola-de-Neve e Napoleão, assumem a liderança , e após ganharem a rebelião e tomarem a granja, a renomeiam Granja dos Bichos.  Só que, a revolução não ocorre como o planejado. No livro, os porcos são os animais com mais inteligência que os outros, por isso, tomam vários benefícios para si, e um se torna o líder de todos. Até os sete mandamentos do Animalismo mudam no decorrer da história:

1. O que andar sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andar sobre quatro pernas, ou que tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal vestirá roupas.
4. Nenhum animal dormirá em uma cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal poderá matar outro.

7. Todos os animais são iguais.

Esse último é alterado para  “Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros.” , o que acaba servindo de desculpa para o privilégio dos porcos. 

Aos poucos, o lema implantado pelo Velho Major vai sendo esquecido, e os animais acabam sofrendo bem mais do que antes.

Esse é um tipo de livro que faz você conhecer mais sobre a história, inclusive cada um dos personagens podem representar participantes da Revolução Russa, como: Sr.Jones- Czar Nicolau ll, Major- Lênin, etc. E não é necessário estar por dentro da história para ler o livro, você pode interpretar os fatos como a realidade atual, porque injustiça é o que não falta nesse mundo não é?

É uma leitora rápida, boa e que pode te trazer grandes aprendizados! Super recomendo.

                                                         Beijos! 
Post seguinte
Deixe um comentário

4 Comentários

  1. apesar de não ser muito fã de leitura, fiquei curiosa ..

    http://bygarotas.blogspot.com.br/

    Responder
  2. Ouvi muito falar desse livro na faculdade mas nunca li acredita?? rs

    beijos,
    http://misssainha.com/

    Responder
  3. Oi linda, encontrei seu blog por acaso e adorei.
    Já virou um dos meus favoritos.

    ahhh tbm tenho um blog
    passa lá e dá uma conferida, iria adorar sua visita.

    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/
    bjos :*

    Responder
  4. Eu amo ler, amo livros!
    Atualmente estou lendo um livro cristão chamado ? Aos pais.
    Muito bom, tenho aprendido muito!

    Responder

Deixe um comentário

  • Olá! Me chamo Esther Sampaio, tenho 14 anos e sou de Salvador/Bahia. Blogueira desde 2011, recentemente mudei o meu blogger Cantinho da Menina Cristã para o wordpress, com um nome mais pessoal. Nasci em lar cristão, sou apaixonada por livros e maquiagem desde pequena; não sou nada tímida, gosto de ajudar as pessoas. Quero cursar Psicologia e Design Gráfico. Se sintam a vontade para opinar aqui. Beijos!