Ficar é pecado?

Olá galerinha! Tava dando uma olhadinha no tumblr (meu vicio rsrsrs) e vi esse texto super legal, que trata de um assunto que parece muito normal hoje em dia. Quero a opinião de vocês hein?

Em primeiro lugar devemos entender o que significa ficar.
Eu fiz uma pesquisa e perguntei para algumas pessoas, o que significa para elas “ficar”:
 Acho que é beijar sem compromisso:* ’ mais não sou mt de ficar não. Débora, 13 anos.
 Ficar é você pegar  uma pessoa e depois nem da bola pra ela  só pegar por pegar mesmo. Guilherme, 15 anos
Um beijo sem compromisso um relacionamento de uma noite que não seja sério. Mariene, 13 anos
 Só beijo sem compromisso ou não, tem gente que leva mais a sério que só beijo, e tem gente que não. Luana, 13 anos
Ficar é beijar sem compromisso… Você pode ficar agora com uma garota e daqui a meia hora ficar com outra que não vai ter problema nenhum. Thatiele, 12 anos
 Em minhas palavras ficar significa: Ficar é ter contato físico com outra pessoa e não assumir um relacionamento de longo prazo. Mas o pior de tudo, é que isso está atingindo os jovens e adolescentes das nossas igrejas. Muito deles ficam por prazer, ou para não ser chamados de “careta”. E como nós sabemos o ficar nem sempre fica só no ficar, o [a] menino [a], já começa passar a mão.. ter pensamentos proibidos, sentir coisas, e a maioria das vezes isso acaba em gravidez, pois é.
  Antes mesmo de nós nascemos Deus já tinha preparado uma pessoa para nós, mas o problema e que nós não sabemos esperar no tempo de Deus, e acabamos quebrando a cara. E ainda falamos: por que Deus, por quê? E não percebemos que o erro foi nosso.  Deus tem um tempo certo para cada coisa, Se ainda não ta no tempo de namorar, aproveite a vida com os amigos, família, Com Deus. Eclesiastes 3:1-8.
 Conseqüências sérias que eleva ao ficar:
Você fica com má reputação – Provérbios 5:4
Você perde seu testemunho – Mateus 5:13
Você se sente sujo, usado, e culpado. – Provérbios 5: 10-13
 E não podemos esquecer que somos templo do Espírito Santo: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:16-17 .
Quando Nós ficamos, estamos alimentando o nosso desejo carnal, e é isso que o diabo quer, ele quer nos afastar de Deus, quer que nós entristeçamos o Espírito de Deus, que nós afastar do verdadeiro caminho. Toda vez que vier essa vontade de ficar, de fazer coisas do tipo, dobre o seu joelho, e fale para Deus tirar isso de você, pode ter certeza que Deus vai te ajudar. Vamos vigiar, pois o tempo da vinda de Jesus esta chegando, e devemos todos subir. Amém?
             Quem fica, FICA.  


Post anterior
Deixe um comentário

43 Comentários

  1. Quem fica, FICA! Essa frase é a cara do pastor da minha Igreja rsrs.
    É triste como isso está entrando dentro das igrejas 😦

    Responder
  2. é verdade, triste mesmo 😦 Já está participando do concurso?

    Responder
  3. gostei do que foi escrito.. mesmo não sendo religiosa, mesmo ficando… não vejo isso como um exemplo ou algo certo. Desvaloriza. mas tambem não vejo o desejo carnal com olhos tão criticos, acredito que é possivel viver em harmonia.

    acho muito interessante ler coisas de visões diferentes das minhas, me fazem abrir a mente 😀 hihi
    beijos

    http://www.devaneiosdeumagarota.com

    Responder
  4. Eu acho que até se pode ficar mas sei lá, desvaloriza a menina… aposto que ninguém quer ser conhecida como a menina que “fica” com todos….namorar mesmo sendo meio que perigoso, é um pouco melhor do que ficar pq ainda mais se vc só fica, é pq n gosta realmente do garoto ou vice-versa, mas é só para se mostrar ou para beijar……

    Responder
  5. Olá Ester…bela postagem…..Que DEus continue te usando…..”Esse negócio de 'ficar' é pra quem não quer se valorizar vala a pena fazer a 'diferença'…

    Responder
  6. Bom Ester, eu sou evangélica , tenho 16 anos e nunca fiquei com nenhum garoto…Não tenho vergonha de dizer isto, pois, minha mãe sempre me disse que tudo tem sua hora…Bom, mais um certo dia um amigo meu falou uma coisa que me deixou meia assim…Ele falou ” DEUS não entrega tudo de bandeija, você tem que lutar para ter aqui que quer”….
    Ai tem um menino lá no meu colégio que ta gostando muito de mim, ja pediu para ficar comigo eu disse que não…Só que ele me trata super bem sabe…E acho que estou comessando a gostar dele também ( Seria pecado ???)… Tipo eu falo essas coisas com a minha mãe, afinal falo tudo tudinho mesmo que acontece comigo, afinal ela é minha melhor amiga(tipo essas coisas é só de filha para mãe não tem cabimento eu falar com o meu pai), só que minha mãe diz que é para mim me cuidar porque esses sentimentos são laços do inimigo pois eu tenho promessas de DEUS em minha vida…Seria pecado da minha parte acabr cedendo e ficar com ele???( só beijar )
    Eu poderia até convida-lo para ir a minha igreja e dai ja fluir um namoro….
    Seria pecado Ester???
    Como ja disse conversso com minha mãe sobre essas coisas , só que é bom saber a opinião de alguém que lida mesmo com este assunto….
    Por coicidência o nome da minha mãe também é Ester… hehe…
    Me responda assim que puder, não quero cometer nenhum pecado…
    Beijinhus e Abraços *&*&*&*&

    Responder
  7. Olha você tem que saber que uma pessoa cristã não pode se unir com uma pessoa que não é cristã; pois que união tem a luz com as trevas? Deus já preparou pra você um servo de Deus, e você e ele serão um casal temente a Deus. Bom, o próprio texto aqui diz porque ficar é pecado. Leia o texto os dez mandamentos do namoro cristão (na parte “não se prenda a um jugo desigual) e leia também o texto: “Ele não é cristão, e agora?” os dois estão na tag namoro cristão.
    Espero ter ajudado, beijos!

    Responder
  8. Anonymous

     /  31/08/2012

    Se eu me apaixonar por um menino e ele por mim, e ele for evangelico, forda da igreja, é pecado ficar com ele com intençao de um tempo, namora-lo ?

    Responder
  9. Anonimo, respondendo sua pergunta, se vocês dois são evangélicos, sabem que é pecado ficar, pois Deus só aprova um relacionamento sério, com compromisso. Se os dois se gostam, vocês devem orar juntos, pedindo a Deus uma confirmação, se ele é a pessoa certa pra você e vice versa. Deus dará uma resposta, pode ter certeza 🙂

    Responder
  10. Anonymous

     /  01/09/2012

    Sinto dizer, mas já cometi esse erro…
    Embora tenha sido apenas uma vez, e com um menino evangélico também, fiquei com a consciência pesada.
    Apesar de eu gostar muito dele e ele também gostar de mim, meu pai não deixa que eu assuma compromisso sério agora, porque só tenho 15 anos.
    Então, aproveitamos um momento que tivemos com nossos amigos e acabamos ficando.
    Mas o pior é que foi escondido de meu pai!
    Já pedi perdão a DEUS, mas fiquei muito triste com essa minha atitude.
    Mesmo que meu pai não tenha descobrido,e apesar de ter sido só uns beijinhos, eu sinto como se tivesse traído a sua confiança…

    Conselho: nunca, nunca mesmo traia a confiança de seus pais, pois além de pecarem contra DEUS, o peso na consciência machuca muito!

    Beijão!!

    Responder
  11. ta aí um exemplo, ainda bem nony, que você aprendeu 😉 realmente, devemos sempre pensar bem antes de fazer uma coisa que sabemos que errado, pra depois a consciência não pesar!Deus te abençoe.

    Responder
  12. Anonymous

     /  17/09/2012

    Esther,
    tenho 19 anos e acabei ficando com um menino. Sei que pequei. Mas esse pecado é grave? Tenho que confessar ao pastor? Deus te abençoe.

    Responder
  13. Olha,sabemos que Deus perdoa todos nossos pecados, mas se você se arrependeu de verdade, não tem que confessar pra seu pastor, e sim pra Deus, porque é Ele quem te conhece de verdade e sabe por que você fez isso 🙂
    Espero ter ajudado, Deus abençoe!

    Responder
  14. óh,eu acho assim:
    Que é pecado vc ficar no sentido de ficar com todos ou com qualquer um,aí sim é pecado,mais eu não acho que seja errado ficar para ver se dar certo um namoro,hoje em dia antes de namorar,devemos 1° ficar pra ver se dar certo,ninguem mais namora sem antes ficar,é o que eu acho e o que eu sei,não devemos pensar assim,sou evangelica e meu sentido de ficar é ver se dar certo um namoro,desvaloriza sim,mais se vc ficar com todos e com aqules que sua carne deseja,ficar por amor é bom,e eu não acho que seja pecado não,pecado é furtar,roubar e matar,são os piores pecados do mundo!
    Eu quero ficar primeiro,porque não sei se esse relacionamento dará certo,ddepois de uns dias ficando pode ser que namoremos;
    O que vc acha da minha intenção??de ficar pra ver se dar certo?Deus Abençõe#

    Responder
  15. Nayra, assim que puder responderei sua pergunta. Preciso pensar antes, mas não demorarei, pode ter certeza, continue vistando esse post que vai ver minha resposta logo logo viu? ❤

    Responder
  16. SEI QUE ESTÁ GRANDE, MAS LEIA 🙂

    Tenho muitos colegas que pensam que nem você Nayra. Acham que ficar é uma forma de escolher a pessoa certa. Mas quando vc fica com alguém, vc sabe o que se passa no coração dela? Pense bem. Ficar é brincar com os sentimentos, é provar de muitas coisas que você ainda não sabe antes do tempo!

    Vamos por partes:

    quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
    (1 Coríntios 13:4-10)
    Espere em Deus, mesmo que algo dentro de você diga “vá, tente, erre e aprenda” Evite fazer coisas que podem te magoar no futuro, como você não ter certeza de que gosta de uma pessoa, e ficar com ela. No futuro, você pode se arrepender disso, de ter passado por cima dos seus sentimentos sem analisá-los primeiro.

    “Dá-me, filho meu, o teu coração, os teus olhos se agradem dos meus caminhos” (Pv 23.26)
    Você está confusa? Não tem certeza do que sente? dos seus conceitos? Não tenha vergonha, busque a Deus, pergunte, leia a bíblia, ore, Deus vai te responder que o AMOR VERDADEIRO está acima de todos os desejos da carne,Deus sabe exatamente o que se passa no seu coração, compreende exatamente o que você está sentindo!

    Realmente hoje em dia, ninguém namora mais antes de ficar, mas não se iguale a maioria! Faça a diferença, mesmo que todos ao seu redor digam “ah, ela não fica, não namora, não pega ninguém”.

    Outra coisa: Não existem pecados uns maiores que os outros, a gente que enxerga assim, mas pecados são pecados aos olhos de Deus. Roubar, matar, aos nossos olhos podem ser pecados grandes, mas pra Deus são os mesmos pecados, pra Ele não existe pecadinho nem pecadão.

    Não importa o tempo que demore, antes de tomar qualquer decisão, pense bem, reflita, pense se o que você está prestes a fazer vai desagradar a a Deus. Eu não acho certo ficar pra ver se dar certo sabe, não troque o certo pelo duvidoso, se você a outra pessoa estiverem seriamente focados em um futuro namoro, devem buscar a Deus primeiramente, orar, antes de dar qualquer passo em falso, conversar…

    Espero que você tenha compreendido tudo querida, se não entendeu bem, pergunte, fique a vontade. Futuramente irei postar mais sobre isso aqui =*

    Deus te abençoe!

    Responder
  17. Anonymous

     /  06/10/2012

    Eu tou namorando escondido é pecado pois só o povo la da sala sabe e me chamam de crente do c* quente e eu quero terminar e servir ao senhor de coração para pararem de me chamar de crente do ** quente mas nunca consigo servir ao senhor e esquece lo pois sempre volto e ele é crente tb e tb queria fk so na amizade mas tb n consegue nos estamos orando

    Responder
  18. se vocês dois são evangélicos, sabem que namorar escondido é errado. Pois além de estarem enganando seus pais/responsáveis, estão dando mal testemunho. Vocês devem focar em Deus, orar, pedir perdão, e se afastarem como namorados. Depois de orarem juntos, se houver confirmação de Deus,que o namoro de vocês é pra ser, ambos devem conversar com os pais, pois devem satisfação á eles. Não esqueça que para haver um namoro sério, é preciso maturidade e compromisso. Deus abençoe =*

    Responder
  19. Anonymous

     /  07/10/2012

    mais esther nos ñ conseguimos nos afastar e meus so deixam eu namorar com 20 anos e eu tenho 13 anos…

    Responder
  20. olha, idade não quer dizer maturidade, você e seus pais devem saber disso. Você deve estar ciente que está pronta para assumir um relacionamento sério, que seu namorado também esteja. Parar de namorar escondido é se afastar do pecado, saiba que Deus está vendo isso,Ele é o único que vocês não podem enganar. O melhor a fazer é orar a Deus,e conversar com seus pais antes que eles descubram por outras fontes. Eles sabem o que é melhor pra você, se você está pronta para um namoro, e os pais dele também devem saber. Afinal, você quer um relacionamento temente a Deus que dure a vida toda, ou um namorinho que dure apenas algum tempo e só deixe arrependimento e dor?
    Leia esse texto: http://euescolhiesperar.com/artigos/(des)lealdade
    http://naomordamaca.com/2008/08/26/meu-namoro-e-de-deus/
    http://blogcantinhodameninacrista.blogspot.com.br/2012/07/blogueiras-respondem-existe-idade-certa.html
    http://noivadeyeshua.tumblr.com/post/23204860818
    Sugiro também, que leia os outros textos da tag namoro cristão.

    Responder
  21. Anonymous

     /  18/12/2012

    ola Ester , a paz do senhor
    é o seguinte , sou uma menina evangélica há 7 anos , tenho 15 anos , e este ano em setembro me batizei , só q antes de me batizar eu comecei a ter uma amizade com um cara da minha igreja que é ministro do louvor e regente da banda , começamos ter uma amizade normal , só que ele namora e tem 23 anos ,só que dessa amizade foi surgindo um sentimento da parte dele, e depois de um tempo da minha tbm , quando me dei conta já estava envolvida com ele , e a gente começou a se encontrar escondido , e até q um dia eu acabei ficando com ele, não conseguimos nos controlar , e já tem uns 5 meses q estamos nessa situação ,e não consigo parar, constantemente ele pede pra me ver e eu não consigo resistir e digo sim , e acabo indo e ficando com ele sempre, algumas vezes o negocio já ficou até mais serio, e eu sempre engano meus pais dizendo q estou com alguma amiga, só q a Deus não estou enganando , por isso nos últimos dias ando com a consiencia mt pesada e me sentindo suja , e me afastando das coisas de Deus , pois não consigo parar de pensar nele, e o pior é que ele diz q me ama , mais não termina com a namorada dele , sera que ele esta me enganando com as palavras q me diz ? aii preciso de ajuda , por favor me diz oque fazer , se eu continuar tomando santa ceia nessas condições estou pecando ?

    Responder
  22. olá anônima, olha, vocês dois como evangélicos, devem saber que ficar é pecado sim. Assim como namorar escondido. Se ele amasse sua namorada, não teria ficado com você, e se te ama, não teria feito o mesmo. O certo seria os dois orarem, antes de fazer qualquer coisa, esperar a confirmação de Deus… sua consciência não está pesada, é o Espírito Santo te incomodando. Você deve ter domínio próprio e resistir a tentação, conversar com ele e os dois juntos decidirem parar com isso, antes que se torne uma coisa pior. Ele deve contar a verdade pra a namorada, e vc tem que interceder por isso. O coração do homem é enganoso, como diz a bíblia; ás vezes vc acha que o que sente por ele é amor, mas pode não ser. Pode não ser o relacionamento que Deus quer pra vc. Ore,peça perdão, peça a direção de Deus, obedeça-o e não continue no erro
    Se for de Deus, vai dar tudo certo. Fique com Deus.

    Responder
  23. Anonymous

     /  01/01/2013

    Olá , Esther , paz do Senhor , estou ne uma situação meio complicada e que faz muito tempo que um menino quer ficar comigo e tals , chegou dia 22 ne uma festa e eu PROMETI a ele ficar com ele na proxima festa que houver , Ou seja fiz uma promessa e depois disso aprendi que promessas tem que ser cumpridas , … Oque eu faço agora ?

    Responder
  24. quando ele cobrar, vc diz que não quer mais, pois sabe que é pecado e que não vai agradar a Deus, e que não pode fazer uma coisa que não gosta. Ore a Deus, e peça pra que o menino compreenda. Deus te abençoe!

    Responder
  25. Anonymous

     /  03/02/2013

    oooi Esther. Bom, eu li seu blog só agr rs. Na verdade só essa postagem. E estou em uma situação… queria sua ajuda. Então,eu gosto de um menino da minha igreja, ele diz gostar de mim,mas, já ficamos :S E não podemos namorar, pois somos novos '-' (não muito) o que fazer nessa situação? espero que me ajude ><

    Responder
  26. olha, idade não quer dizer maturidade. Antes de qualquer coisa vcs dois devem orar, pedindo direção a Deus, pra saber se o namoro de vocês é realmente da vontade dEle… e de alguma forma Ele irá lhes responder. Mas lembrem-se que o namoro também tem que ser aprovado por seus pais, ok? rsrsrs espero ter ajudado, beijos

    Responder
  27. Anonymous

     /  07/02/2013

    Esther sera que vc poderia me adc no msn? denyse_ramos@hotmail.com

    Responder
  28. vou te adicionar,podemos conversar por email 🙂

    Responder
  29. Anonymous

     /  11/02/2013

    Gostei do post, as meninas que ficam com muitos garotos ficam conhecidas como “rodadas” pelos amigos e isso é horrível… mas também já vi muitos namoros nascerem do que era pra ser só uma ficada… 🙂

    Responder
  30. Anonymous

     /  20/02/2013

    Oi Ester,tenho 16 anos e tenho consciência do que é certo e errado. So que vem essas oportunidades de ficar e eu tenho q resistir ..mas confesso q não é fácil :/ .As vezes me sinto só,e penso que tudo tem seu tempo certo,só que é tão difícil esperar..,sou batizada e mesmo depois de batizar já fiquei e me arrependi.Namorei dentro de casa, só que não deu certo pois ele ñ servia a Deus.
    Agora quero uma pessoa certa para mim,e não sei por onde começar e também não quero pecar.O que eu faço??
    Deus te abençoe,bjs

    Responder
  31. Olá querida! Olha, você errou e não quer cometer o mesmo erro novamente, certo? Então o que você tem que fazer é orar e pedir a Deus domínio próprio.Ele tem a pessoa certa, no momento certo pra você. Ore a Deus pedindo por essa pessoa, mas tenha paciência, porque Deus não demora, e sim capricha! Beijos =*

    Responder
  32. Anonymous

     /  21/02/2013

    Oi Ester olha eu gosto de um menino ele pediu e eu disse não como eu faço pra continua resistindo isso se eu gosto dele?ele olha pra mim de um jeito.

    Responder
  33. Se você gosta dele de verdade, deve procurar saber se ele gosta de você do mesmo jeito, e se ele quer um compromisso de verdade com você. Não aceite “ficar” só por um momento, queira algo pra vida inteira.

    Responder
  34. Anonymous

     /  22/02/2013

    Obrigado Ester

    Responder
  35. Anonymous

     /  24/02/2013

    Obrigado,estou fazendo de tudo para no pecar,eu oro e peço a Deus para me mostrar palavras na Biblía que possa me dar uma solução,no culto de jovens uma palavra me ajudou muito que é Eclesiastes 3 que diz que Há tempo para tudo,basta esperar no Senhor e confiar nele ….e o que vc disse ter paciência. Obrigadoo mesmo que Deus te abençoe grandemente !!!! Bjs s2'

    Responder
  36. Que bom! De nada, Deus te abençoe *-*

    Responder
  37. Anonymous

     /  11/04/2013

    kkkkkkkkkkkkkkk Olá tenho 16 anos e ja fiquei com uns 26 meninos oq eu faço agora ??

    Responder
  38. Anonymous

     /  12/07/2013

    Olá Esther Paz do Senhor (:
    Eu sou evangélicae ttenho 13 anos rs , li o seu texto e os comenttários e descidi pedir sua ajuda ..
    Esttou mt preocupada , pois conheci um garoto , ele mora na minha rua e ttem 15 anos , mas ele éh católico, estamos nos conhecendo, ele quis ficar cmg , só qqe eo expliquei pra ele qqe sou cristtã e ñ posso! Só qqe quando esttou perto dele sinto vontade, pqQ ele parece ser diferente dos outros garotos , masi ñ fiquei cm ele! Só qqe ele me abraça e me sintto bem ao lado dele ele apesar de ser da igreja católica ele serve cm mt amor a Deus , e ele diz qqe qéer ficar cmg pra podermos namorar ! Só qqe ja conversei cm a minha mãe , e ela disse pra minm tonar cuidado , pqQ pode ser laço do inimigo , pois tenho mtas promessas de Deus. Bom eu queria saber se o fato de eu abraçar ele éh pecado ? E oQ eo faço ? Ja orei a Deus , mas ele ñ me responde e as vezes parece qqe ele éh o rapaz certo pra mim , me ajude por favor >< Deus tte abençoe ((:

    Responder
  39. Anonymous

     /  18/09/2013

    Ola eu fquei cm um cara eu sou evangelica fkamos umas 6vezes mas so beijo n tive coragem d me entregar ,eu tenho medo d ter feito a coisa errada pois ele qr sexo e isso pra mim ê pecado.
    Oq eu faço?
    To taum confussa-
    me ajude

    Responder
  40. @Anônimo Se você é evangélica, sabe que nem deveria ficar com alguém que não quer compromisso de verdade com você, pois se ele quisesse, não pediria sexo sem casar. Saiba esperar pela pessoa certa no momento certo.

    Responder
  41. @Anônimo Não é porque ele é católico que o relacionamento é errado. Tenha paciência e espere a resposta de Deus, e se puder converse com alguém de confiança, seu líder da igreja, o pastor, ou até mesmo sua mãe ou pai. Mas não faça nada sem ter certeza de que é o certo.

    Responder
  42. Anonymous

     /  03/10/2013

    Olá eu tenho 16 anos nunca fiquei com nenhum garoto eu sou evangelica ja teve alguns garotos que pediram pra ficar comigo mas eu nao aceitei e nem dava muita bola so que eu fui para outra escola e tem um garoto na minha sala que pediu para ficar comigo mas eu nao quiz mas teve um dia que umas garotas da escola me chamaram sendo que eu nem conhecia elas e perguntaram:Vc que e a namorada de fulano?eu disse nao e esse garoto da minha sala que quiz ficar comigo apareceu e disse pra mim nao dar confianca pra aquelas garotas mas eu descobri que ele fica espalhamdo para os outros que ele ta ficando comigo mas eu nunca nem dei confianca pra ele oque eu faco?ja pedi direcao pra Deus e acho que vou mudar de escola

    Responder
    • Na minha opinião, ele não quer nada sério com você, se isso tudo for verdade. Eu vou fazer quinze anos, e nunca namorei com ninguém, e se Deus quiser que eu permaneça assim até os vinte, fico assim, a carência bate muitas vezes eu sei, mas é melhor esperar por alguém preparado por Deus do que se aventurar e se arrepender depois. Ore, pense e analise antes de fazer qualquer coisa. Beijos!

      Responder

Deixe um comentário

  • Olá! Me chamo Esther Sampaio, tenho 14 anos e sou de Salvador/Bahia. Blogueira desde 2011, recentemente mudei o meu blogger Cantinho da Menina Cristã para o wordpress, com um nome mais pessoal. Nasci em lar cristão, sou apaixonada por livros e maquiagem desde pequena; não sou nada tímida, gosto de ajudar as pessoas. Quero cursar Psicologia e Design Gráfico. Se sintam a vontade para opinar aqui. Beijos!

