Soberba? Tô fora!

  Soberba quer dizer orgulho excessivo, arrogância. Uma pessoa soberba se acha o máximo, o melhor, o imbatível.
Você conhece alguém assim? Ou melhor, você é assim? Veja bem, tome cuidado!
Se achar superior, contar vantagem de tudo, sair dizendo pra todo mundo que tirou 10 na prova, que é o mais bonito(a) da turma; em fim, é assim que uma pessoa soberba se comporta. Você deve estar pensando: Que pessoa insuportável!
   A bíblia narra a história de uma pessoa assim, o nome dele era Nabucodonosor. Leia:

                                          Daniel 4:29-37
Doze meses depois, quando o rei estava andando no terraço do palácio real da Babilônia, disse:
– Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?
 As palavras ainda estavam nos seus lábios quando veio do céu uma voz que disse:
– É isto que está decretado quanto a você, rei Nabucodonosor: Sua autoridade real lhe foi tirada. Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens e os dá a quem quer.
 A sentença sobre  o rei Nabucodonosor se cumpriu imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pêlos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves. 
 Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei ao Altíssimo, honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. 
Seu domínio é um domínio eterno, o seu reino dura de geração em geração.
Todos os povos da Terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da Terra. Ninguém é capaz de resistir á sua mão ou dizer-lhe: 
– O que fizeste? 
Naquele momento volto-me o entendimento, e eu recuperei a honra, a majestade e a glória do meu reino. Meus conselheiros e os nobres me procuraram, meu trono me foi restaurado, e a minha grandeza veio a ser ainda maior. Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E Ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.” 


Nabucodonosor achava que merecia toda honra e toda glória. Ele não reconhecia que só Deus merece isso. Mas chegou o dia em que ele percebeu que toda honra, e glória são para o Senhor, então ele começou a louvar e glorificá-lo. A pessoa soberba não reconhece a mão de Deus em tudo que ela faz,e que tudo que ela tem foi Deus que lhe deu.
O problema não é você ser homenageada, aplaudido ou elogiado,mas sim exigir que seja exaltada, que todos fiquem comentando suas conquistas e qualidades.

Cuidado: ” Não ame a soberba da vida! Reconheça que tudo o que tem foi Deus quem lhe deu.”
                                               Jeremias 9:23-24


Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

  • Olá! Me chamo Esther Sampaio, tenho 14 anos e sou de Salvador/Bahia. Blogueira desde 2011, recentemente mudei o meu blogger Cantinho da Menina Cristã para o wordpress, com um nome mais pessoal. Nasci em lar cristão, sou apaixonada por livros e maquiagem desde pequena; não sou nada tímida, gosto de ajudar as pessoas. Quero cursar Psicologia e Design Gráfico. Se sintam a vontade para opinar aqui. Beijos!

